A cronologia completa do Citroen 2CV

 

1934-1950: O início de uma grande história


1934    

Pierre Jules Boulanger (apelidado de PJB) retoma a engenharia da marca Citroën. Seus colaboradores próximos são o engenheiro André Lefebvre e o homem dos "dedos de ouro" Flaminio Bertoni.

Acompanhando um engarrafamento de carroças camponesas no meio de uma pequena aldeia, ele percebe que os carros ainda não estão disponíveis para todas as categorias de classes sociais. Daí teve uma ideia: "Temos que criar um carro para as pessoas... Tem que ser simples, sem muito conforto, levar consigo algumas pessoas e mercadorias, capaz de circular em qualquer tipo de terreno... mas principalmente tem que ser econômico.

 

1937   

Em 1937, o primeiro protótipo estava pronto, mas perigoso de dirigir. Seu codinome, POS (em francês) para Very Small Car (algumas pessoas também dizem Any Small Car).

Para que a ideia não seja assumida por outro fabricante, PJB compra um imóvel (La Ferte Vidame - Eure) totalmente murado a 100 km a oeste de Paris, para os seus ensaios.
49 veículos “proto” foram construídos e testados em uma rota especialmente projetada (mais de 2,5 km em todos os tipos de terreno).

   
1938    

Vinte modelos (em constante mudança) ainda estavam em testes. Para a PJB, é hora de reunir as melhores ideias e se preparar para o lançamento do PDV (principalmente dos fabricantes, da imprensa, etc... que começam a questionar, escondidas atrás dos muros de pedra as ocupações).


1939    

No dia 2 de setembro, o primeiro PDV estará pronto para ser exibido ao público. Poucos dias depois, a guerra foi declarada... O salão do automóvel não acontecerá.

A linha de montagem foi requisitada para equipamentos militares e a construção dos PDVs é enviada para sucata... PJB não quer dizer que sua ideia tenha sido assumida pelo ocupante.

Durante o longo período de guerra, PJB trabalha nos bastidores de seu projeto. O PDV continua sua evolução... Os alemães querem saber mais sobre o projeto, mas ele recusa qualquer proposta. No entanto, ele continuou seus experimentos.

 

1942

Muitas alterações foram feitas e os primeiros testes de estrada começaram...
Foi apelidado de "O Ciclope" por causa da sua luz única (não era necessário colocar duas luzes na altura).

Só para que conste, a luz do carro foi inicialmente colocada no centro do capot... Mas à noite, cedo se percebeu que os outros veículos vindos da frente, roçavam na carroçaria, pensando que se tratava de uma mota!

A luz do carro foi colocada à esquerda do carro...

1948

Após alguns problemas iniciais, abandonámos o "launcher string" (tipo corta-relva). Agora coloca uma bateria e um arranque elétrico.

Em outubro de 1948, o automóvel é apresentado perante os olhos atónitos do público... Quando a tampa é retirada, as pessoas empurram, empurram... Todos querem ver. O carro secreto foi revelado... A não ser o motor. Hood, soldado, não vê.

As opiniões dividem-se... Uns acham piada e outros vêem este carro como um objecto para escapar...

Como nos dias de exposição, outros fabricantes começam a rir “amarelo”… A Citroën conseguiu “tocar” o público… É a rainha do espectáculo!

 

1949

O fabrico do pequeno 2CV começa em junho de 1949. Denominado 2CV, está equipado com um motor de 375 cm3.

Tal como esperado por Pierre Jules Boulanger, o 2CV é para empresas que necessitam de deslocações frequentes. Deve ser inserido um dossier de apoio à utilização do veículo!

Mas não é tudo… os “felizes” proprietários de 2CV são convidados a dar as suas impressões ao fim de alguns meses… sempre com o objectivo de melhoria contínua.
Cada vez mais pessoas querem um 2CV e uma entrega de… Sete anos.

 

1950-1970: Os anos de glória


1950

A produção acelera (400 unidades por dia) e cresce o número de 2CV a circular nas estradas de França. Encontra-se em muitos ofícios (assistentes sociais, médicos rurais, factores, padres, etc...).

No salão de 1950, a Citroën oferece versões furgão. A multidão reúne-se e as ordens fluem. Este é um veículo utilitário esperado pela população. É designado por 2CV AU (U como utilitário).

1951

A carrinha já estava disponível para venda. Em muitas aplicações, era muito valorizado no negócio das entregas.

É preciso ter muita paciência para adquirir o seu porque as listas de espera podem durar vários anos ...

Não é incomum que as pessoas que recebem um peçam outro imediatamente e tenham a certeza de receber o outro 5 ou 6 anos depois!

 

1953

Altere o tipo de grelha. O círculo foi removido, restando apenas as duas grandes vigas de alumínio.

O orifício para a manivela está sempre presente.

 

1954

Em Abril de 1954, é proposto um modelo denominado 2CV PO (de "Poeira") para as colónias africanas para proteger o motor da areia.

Em 1954 surge o 2CV AZ.

Um 2CV AL está montado em Mills Forest, na Bélgica. Possui bagageira traseira para pára-choques, moldura trapezoidal, luzes nas asas, jantes de "liga leve", faixas cromadas para decoração, cascos das asas, etc...

Melhor ano de produção do Tipo A: 43.250 exemplares!

 

1955

O 2CV AZ de 1955 tem ainda um pequeno vidro traseiro (em cima de tecido cinzento), as guarnições são escocesas, os pára-choques são da cor da carroçaria e os pauzinhos do capô e da parte inferior da carroçaria foram removidos.

 

1956

Os acabamentos das portas AZ são cinzentos com veios cinzentos escuros. Pouco depois de sair do 2CV AZL (L de “Luxo”). (Novo motor de arranque, faixa cromada no centro do capot, substituição da tampa e do bocal de desembaciamento do pára-brisas na parte inferior da carroçaria).

 

1957

A descida do tampo de lona por uma placa torácica é substituída.

 

1958
Em Março de 1958, a produção total do 2CV "Sahara" surpreendeu. Modelo 4x4 com dois motores (um segundo colocado na bagageira), também utilizado em 4x2 e 2x4, e facilmente reconhecível pelo pneu montado no capot. A produção foi interrompida em 1967, poucos modelos foram vendidos.

 

1959

Vejam um poste amovível: o “Radioen” (e sim, é amovível para ser usado também em casa).

O clássico 2CV recebeu interior azul e nova cor de carroçaria com capot a condizer (Ref AC 606).

Repare na roda metálica, no balcão à esquerda, nos pedais de borracha “redondos”, no mecanismo de abertura de portas “suicídio”, etc.

Simplicidade era a palavra de ordem na época...

 

1960

Nova cor: spray verde (ref. AC 511).

A barra do banco dianteiro está protegida por uma borracha.

Reforma. Chegada de um novo modelo para cobrir cinco nervuras e nova liga de grade ao mesmo tempo. (Número de chassis: 2510001)

É adicionada uma nova cor: Amarelo Panamá (AC 307).

 

1961

O fabrico do modelo 375 cm3 está parado. O modelo van adota alterações (capot, grade, etc.).
Novas cores: azul mar com interior azul, vermelho papoila (AC 410) com interior vermelho e pelagem castanho escuro ou cinzento.

 

1962

Chegada de um novo modelo denominado Mixed 2CV. Para a Bélgica, recebeu o nome 2CV AZC (C de "Comercial"). Abertura especial para a bagageira (o vidro traseiro também consta na embalagem), para carregamento de artigos de maiores dimensões. Original, a roda sobresselente está montada sob o capô.

Na cor: com papoila vermelha, capa castanha rosa ou cinzenta.

As capas dos assentos são castanhas ou tangerina. Depois vêm as capas verdes e o capot cinzento médio.

 

1963

Muitas alterações nesse ano: motor, transmissão, carburador, embraiagem e travão, pára-choques, suporte do farol, etc.

A isto se chama 2CV AZAM (AM para "melhorado").

Aparecem novas cores:
- O cinzento rosado (AC 136)
- O azul Monte Carlo (AC 605)
- O Caribe bege (AC 309)
Os topos são castanhos, cinzentos ou vermelhos.

O 2CV AZL está sempre disponível no catálogo Citroën.

 

1965

Em 1965, surgiu uma nova grelha com três ripas horizontais. As vigas estão deslocadas um pouco mais para cima no capô (5 nervuras).

O modelo é denominado AZL AZA no catálogo do leilão.

Novas cores: azul e cinzento Fog Etna.

Uma nova janela lateral, chamada janela de quarto, é adicionada.

 

1967

O 2CV AZAM passa a designar-se Exportação

 

1970-1990: Surgem mais séries

 

1970

O modelo AZL de vendas finais é substituído pelo 2CV4 (435 cm3) e 2CV6 (602 cm3).

Surge uma nova medida segurança: A montagem dos cintos de segurança nos bancos da frente. 

Em maio, o 2CV4 e o 2CV6 adotam as luzes redondas na parte da frente.

 

1974

Trocar grelha. Pequenas vigas, que estavam na tampa, deslizam para trás na grelha. O capot abre agora por dentro das faixas de plástico, abrindo facilmente as portas. Uma grande mudança: a chegada dos faróis retangulares.

 

1975

Apresentação do Special 2CV (é a versão “low end”) com os seus faróis redondos, motor de 435 cm3 e sem janelas laterais. O logótipo também foi adicionado no peito e o painel foi melhorado.

 

1976

Surge um novo modelo, o 2CV Spot. Este é na verdade um 2CV4 com um novo visual... e sim, o design está a entrar no mundo automóvel! Com 1.800 exemplares vendidos, trata-se mesmo da “Primeira edição limitada.

 

1978

O 2CV Special perde um pouco do seu aspeto “retro”, é adicionado à terceira janela lateral


1979

O Especial é o 2CV 2CV 6 Especial. O motor vai para 602 cm3. O 2CV 6 muda de nome 2CV 6 Club.

1980

É lançada uma série especial: O 2CV 6 Charleston, com a expectativa de 8.000 exemplares serem colocados no mercado.

Pouco depois, o Charleston passa a estar disponível no catálogo oficial.

1981

O 2CV Charleston recebe um farol com acabamento cromado e diamante em vez de “pé de galinha”.

Um 2CV 6 acrescenta o 2CV 6 E (E de "Centrífugo").

1982

Chegada de um novo modelo do 2CV Charleston nas cores preto e amarelo. Não obtém o sucesso esperado e são vendidos poucos exemplares... o que o torna um modelo muito raro... (mas o exemplar não é invulgar...).

 

1983

Modelo de chegada "France 3" (2.000 exemplares).

Seguindo o modelo do discreto Charleston amarelo e preto, a Citroën altera as suas cores (cinza e preto ou cinzento Cormorant night).

 

1984

Após fortes vendas: 2.000 exemplares do France 3 estão de volta ao mercado.

 

1985

Em março, chegada do 2CV DOLLY.
As suas primeiras cores são:
- Cormorão Meije branco e cinzento
- Cormorão Rialto cinzento e amarelo
- Cormorão Vallelunga cinzento e vermelho.
Em setembro acompanhe:
- Meije Vallelunga branco e vermelho
- Bambu Meije branco e verde,
- Delage amarelo Rialto e vermelho.

 

1986

Um ano após o seu lançamento, a terceira série de 2CV Dolly.

As novas cores são:
- Meije Vallelunga branco e vermelho
- Noite Rialto azul e amarelo
- Delage amarelo Rialto e vermelho.

Produção 2CV Cocorico em 1000 exemplares.

1987

São suspensa as vendas do "2CV Club".
O logótipo duplo chevron desaparece da porta traseira.

 

1988

 No dia 29 de fevereiro, a produção para em França.


1990

A 27 de Julho às 16h00, o último 2CV é produzido na fábrica de Mangualde, em Portugal.