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Notícias

Feliz Natal e um próspero ano 2017

Feliz Natal e um próspero Ano 2017

A Direção do Club 2CV/Dyane de Portugal, deseja a todos os Associados e seus familiares, um Feliz Natal e um próspero ano 2017.

 

Almoço de Natal - 11/12/2016 (Quinta Valenciana)

Almoço de Natal - 11/12/2016 (Quinta Valenciana)

Programa
10H30 – Concentração nos Capuchos (Costa da Caparica).
(abertura do secretariado e recepção aos participantes)
11H30 - Início da Caravana 2cv com passeio pela Costa da Caparica.
12H30 - Almoço de Natal. (Quinta Valenciana em Fernão Ferro a caminho de Sesimbra).
Troca de prendas (traz a tua para troca, facultativo)
Oferta de prendas às crianças e entrega de prémios aos participantes nos concursos de melhores Pai e Mãe Natal e 2CV ou derivados com melhor decoração.
Sorteio do Cabaz de Natal.

Encontro de S. Martinho / Passeio de Fim de Época - Porto

Encontro de S. Martinho / Passeio de Fim de Época - Porto

Numa Organização conjunta do Club 2CV/Dyane de Portugal e o 2CV Club do Porto, realiza-se no Porto, nos dias 12 e 13 de Novembro de 2016, o Encontro de S. Martinho / Passeio de Fim de Época.

Programa

Sábado - 2016.11.12
11H00 – Receção aos participantes na Marina do Freixo.
12H00 – Partida para o almoço, com passeio pela marginal do Rio Douro.
13H00 – Chegada à Quinta da Costa, na Freguesia de Aguiar de Sousa, Conc. de Paredes.
Durante a tarde, animação musical com castanhas assadas.


Domingo - 2016.11.13
10H00 – Concentração no Castelo do Queijo
10H30 – Inicio de Caravana 2CV
11H00 – Visita guiada ao Museu Romântico e Jardins do Palácio de Cristal.
13H00 – Almoço no Restaurante Varanda da Barra.

O Último 2CV - 27 de Julho de 1990

O Último 2CV - 27 de Julho de 1990

 

No dia 27 de Julho de 1990 saiu da linha de montagem da Citroën em Mangualde, o último 2 CV. Foi o epílogo de uma história que começou num protótipo criado por André Lefebvre para o Salão Automóvel de Paris de 1939, um certame que nunca se realizou devido ao início da II Guerra Mundial.

Os 250 protótipos que tinham sido construídos, foram destruídos, ou escondidos, da invasão nazi. Foram redesenhados, mas a sua forma original, feita de linhas arredondadas, foi mantida, o mesmo acontecendo com a exigência de ser capaz de "transportar quatro pessoas e 50 kg de batatas", como estava definido no caderno de encargos inicial.

Equipado com um motor de dois cilindros opostos, refrigerado a ar, com 375 cc e 9 cv de potência (2 Cv era a potência fiscal), era capaz de chegar aos 45 km/h, gastando 4,5 litros aos 100 km. Ao longo da sua vida surgiram várias versões que ajudaram a motorizar a Europa.

Entre Outubro de 1948 e 27 de Julho de 1990, altura em que a última unidade deixou a linha de montagem da fábrica da Citroën em Mangualde (perto de Viseu), foram produzidas 5 114 490 unidades do modelo, dos quais 1 246 335 da Fourgonette (carrinha).

Para a história ficou o automóvel que foi um ícone da juventude do pós-guerra, uma imagem de liberdade e mobilidade, que ainda hoje – muitas décadas depois – alimenta paixões.

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