A história do Citroën Méhary
O Citroën Méhari foi um automóvel produzido pela Citroën, entre 1968 e 1987. Tendo por base mecânica o 2CV, a carroçaria em plástico do Méhari assenta sobre um chassi tubular, e um exterior com origem na SEAB, uma sociedade especializada na moldagem de plástico. Entre 1968 e 1987 foram produzidas cerca de 145.000 unidades do Méhari, das quais 20.000 na Fábrica de Mangualde, em Portugal.
Foi apresentado a 11 de Maio de 1968, e era um conceito inovador, embora fosse construído sobre a plataforma do Dyane 6. Caracterizava-se por uma carroçaria em plástico ABS, colorido na própria massa, numa proposta idealizada por Roland de La Poype. Este material engenhoso e leve, permitia ao Méhari não exceder os 525 kg de peso. Além disso tornava-o imune à corrosão, o que o tornava perfeito para zonas junto ao mar e água no geral.
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Foto: Méhari na côr Orange Kirghiz | Foto: Méhari branco "Beige Hoggar" com o vidro rebatido |
Outra vantagem era a sua elevada modularidade, pois a sua estrutura é totalmente descapotável acima da zona do tablier, e até o pára-brisas se dobrava sobre o capot. Tal como o seu predecessor 2CV, foi pensado para chegar a todo o lado, e o seu chassis elevado e baixo peso total, conferia-lhe qualidades de condução sem precedentes dentro e fora de estrada, mas especialmente em areia.
Em 1978 surge uma nova versão, com profundas alterações a nível da mecânica e da carroçaria.
E em 1979 é apresentada a versão 4X4 que permitia ultrapassar zonas com uma inclinação de até 60º. Tal foram as suas surpreendentes qualidades de todo-o-terreno, que o Mehari chegou a ser a viatura médica na assistência do Rali Paris-Dakar em 1980.
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Foto: Méhari na nova versão de 1978, imagem retirada do filme publicitário. | Foto: Méhari versão 4x4 em detalhe técnico |
Chegou também a ser produzido no Uruguai até 1979, montado pela Nordex, mas somente com tração dianteira, usando componentes mecânicos provenientes da Citroën Argentina e uma carroçaria de plástico reforçado com fibra de vidro, mais fácil de ser produzida, e com origem no Uruguai com moldes simples ( ao invés de ser moldada por injeção como em França).
A fabricação no Uruguay, na fábrica Quintanar, S.A. forneceu ao não só todos os Mehari Uruguayos mas também os 5000 aos 9000 AZAM M28 SPORT que foram para a Argentina.
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Placa original e detalhes do modelo fabricado no Uruguay Foto: Cortesia de Sabastian - Garage Mehari |
Mehari Último modelo fabricado no Uruguai entre 78 e 1980 Foto: Cortesia de Sabastian - Garage Mehari |
Em 19 anos de existência, o Méhari só teve duas séries especiais lançadas em 1983: a versão Praia ( Espanhola) e a versão Azur ( França. Itália e Portugal) com uma carroçaria branca e azul.
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Foto: Méhari versão "Playa" | Foto: Méhari versão "Azur" |
As séries do Méhari
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Foto: Comparação dos dosi modelos de capot do Mehari | Foto: Comparação das duas versões dos paineis de instrumentos |
Esta geração teve também uma novidade nas opções: as coberturas ENAC produzidas pela mesma empresa que fabricava os 2 Cavalos comerciais para a Citroën. Estas capotas tipo hard-top são feitas do mesmo plástico ABS e côr da carroçaria substituindo a capota de lona isolando o interior..
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Foto: Méhari da versão dos Estados Unidos | Detalhe da versão dos Estados Unidos: Farol enorme |
Entre 1971 e 1980 foi fabricada pela Citroën Argentina e Chile, com a versão Yagán ( 1972 - 1973).
Na argentina foram produzidas 3.997 unidades e na Argentina, na fábrica de Arica, aproximadamente 1.500 unidades.
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Foto: Citroën Méhari produzido na Argentina entre 1976/77 na cor original | Foto: Citroën Méhari versão Yagán |
Existiu ainda uma versão "Ranger". Este modelo Méhari, com uma preparação mais off-road, contava com um tecto rígido com vidros traseiros, e foi um trabalho conjunto da Dasur, S.A. ( carroçaria), Quintanar ( representante da Citroën) e da Nordex ( que montava tudo). Foi o último modelo a ser produzido localmente.
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Foto: Méhari "Ranger" | Foto: Detalhe da brochura técnica da versão Ranger |
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Foto: Citroën Mehari 4x4 | Foto: Citroën La Dalat produzido no Vietname |
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Foto: detalhes versão "Azur" |
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Foto: Méhari original e o E-Mehari, que não está disponível em Portugal. |
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Foto: O L'E-STORY em andamento | Foto: Motor eléctrico do L'E-STORY |
As cores dos Méhari
As cores do Méhari foram integrada ao plástico ABS durante a produção, com opções de cores limitadas. Uma cor, a "Vert Montana", permaneceu como opção durante todo o período de produção do carro. Com exceção da edição limitada Azur, todos os nomes oficiais das cores referem-se a regiões desérticas.
À medida que a luz solar ultravioleta degrada a estabilidade da cor do plástico ABS, os carros não restaurados às vezes desbotam.
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Rouge Hopi ( 1968-1975 ) | Vert Montana ( 1968-1987 ) | Beige Kalahari ( 1968-1977 ) | Orange Kirghiz ( 1969-1987 ) |
É importante referir que devido ao processo de fabricação, a cor do material tende com o tempo a desbotar lijeiramente, pelo que existem variações ás cores originais.
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Vert Tibesti ( 1976-1979 ) | Beije Hoggar ( 1978-1987 ) | Jaune Atacama ( 1980-1987 ) | Azur ( 1983-1987 ) |
Na apresentação oficial foram utilizadas quatro cores que não estariam disponíveis no modelo de produção, nomeadamente: azul elétrico, o vermelho profundo, um tom turquesa e um cinzento metálico invulgar.
As versões especiais, tinham combinações de cores, nomeadamente:
- A versão "plage" ou "playa" com a carroçaria pintada em cor amarela com apontamentos brancos e o letring "plage" em vários locais da pintura;
- Versão Azur, com a carroçaria branca com portas azuis, grelha e capota em lona, assentos estofados em tecido em riscas largas de azul e branco.
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Versão Azur (detalhe capot) | Versão Azur (portas) | Versão "plage" / "playa" | Letring "plage" |
O sucesso popular e cariz mediático
Uma das grandes apostas da marca, na promoção do Mehari, foi a aposta nos media, como forma de reforçar as suas capacidades extraordinárias fora de estrada. O Citroën Méhari viria mesmo a tornar-se num fenómeno da sociedade ao longo dos anos, graças aos anúncios da Citroën, ao surgimento em filmes e em eventos automobilisticos. Por exemplo, o aparecimento na estreia da série “Le Gendarme de Saint-Tropez”, com Louis de Funès como protagonista.
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Foto: Cena da série “Le Gendarme de Saint-Tropez” | Foto: O ator Louis de Funès no Méhari |
Também a presença de Méhari's em diferentes rali-raids, incluindo o Liège-Dakar-Liège de 1969, o Paris-Kaboul-Paris de 1970 ou ainda o Paris-Dakar de 1980, contribuiram significativamente para a popularidade e notoriedade desta versão.
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Foto: Méhari Support Vehicle, 602 cc, 29 bhp @ 5.750 rpm Crédito da foto: Peter Boryn |
A cronologia do Citroën Méhari
- 11 de Maio de 1968: lançamento do Méhari no Campo de Golfe de Deauville
- Outubro de 1968: estreia pública no Salão Automóvel de Paris, Porte de Versailles
- 1969: participação do Méhari em diferentes rali-raids, incluindo o Liège-Dakar-Liège
- Fevereiro de 1972: desvendadas as versões militares e policiais do Méhari
- Verão de 1978: estreia no cinema, na saga de filmes “Les Gendarmes”, com Louis de Funès como protagonista
- Maio 1979: nascimento da versão 4×4, que parte à conquista do Rali Paris-Dakar
- 1980: 10 veículos Méhari faziam parte da assistência do Paris-Dakar
- Abril de 1981: o exército homologou o modelo Citroën Méhari 4×4 como um veículo militar ligeiro todo o terreno
- 1983: surge a série limitada “Azur” (700 exemplares), bem como a série “Plage”, destinada aos mercados da Península Ibérica
- 1987: termina a produção do Méhari, depois de 19 anos de existência e cerca de 145.000 exemplares vendidos
- Final de 2015: quase 30 anos depois, a Citroën desvenda o E-Mehari, digno herdeiro 100% eléctrico do Méhari de 1968
- Setembro de 2017: lançamento da edição limitada (61 exemplares) do Citroën E-Mehari “Styled by Courrèges”, homenagem ao ano de criação desta Maison de Couture francesa (1961)
- Janeiro de 2018: a Citroën lança o novo E-Mehari proposta que beneficia de evoluções técnicas, um novo design de interiores e uma versão Hard Top
- Maio de 2018: 50 anos após o surgimento do Méhari, a Citroën apresenta o “Art Car” E-Mehari, uma obra de arte muito colorida, pela mão do criativo Jean-Charles de Castelbajac
- 5 a 8 de Maio 2018: O Méhari Club de France organizou um encontro nacional em Amboise, para celebrar o 50º aniversário do modelo, ali reunindo cerca de 280 viaturas e 600 coleccionadores.
O Méhari em modelos à escala
Como não poderia deixar de ser existem vários modelos à escala deste mítico carro.
Entre os quais a versão do Méhari da série "Le gendarme " num quit para montar e pintar da Ballaton Modele, com o Méhari verde e o polícia.
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Capa da caixa do kit da Ballaton Modele |
Resultado final do modelo pintado. Ref: http://www.milinfo.org/2020/01/mehari.html |
Fontes de informação:
Arquivo de revistas do Club 2CV / Dyane de Portugal
Autoblog Uruguay - https://www.autoblog.com.uy
MotorMagazine - https://motormagazine.com.ar
Association des 2 CV Clubs de France
Mehari Club USA https://www.facebook.com/mehariclubusa
Sabastian - Garage Mehari - https://www.facebook.com/urrutia.garagemehari