A cor correta do Citroën 2CV dos irmãos Dupont

Uma das curiosidades sobre 2CV nos livros do Tintin, está relacionada com o aparecimento de um 2CV no livro o Caso do Professor Girasol. Ora acontece que, em diferentes edições o 2CV aparece ao volante dos irmãos Dupont e Dupont, numa cor diferente!

Partilhamos neste artigo a curiosidade e explicação deste facto.

Versão original a cores da vinheta Versão a cores corrigida posteriormente da vinheta

 

Os livros do Tintin, do brilhante Hergé, são uma magnifica coleção de BD, que através de muitas aventuras nos capturam e fazem sonhar.

Curiosamente os livros estão cheios de excelentes e notáveis detalhes, que dão credibilidade e envolvente à história principal que se desenrola ao longo das várias páginas.

De todos os portugueses, leitores destes livros, não escapou certamente a referência ao português, Senhor Oliveira, que surge em diversos livros.

Imagem: Apresentação do Sr. Oliveira da Figueira ao Tintin - Versão Inglesa.

 

Entre muitas viaturas, de várias épocas e nacionalidades, surgem alguns Citroën's, ao longo dos vários livros ( detalhado num outro artigo de Curiosidades). 

Citroën 5 CV Citroën 15/Six Citroën Ami 6

 

Em 1955, na publicação do Jornal Tintin de 9 de março, os Duponts fizeram uma entrada notável no caso Girasol ao volante dos seus 2 cavalos Citroën. Imagem linda, muito dinâmica e muito engraçada! Até ai nada de espantoso, pois a publicação era a preto e branco.

Mas um ano depois, quando o álbum colorido foi publicado, os leitores ficaram de boca aberta ! O 2CV dos irmãos Dupont era de um verde claro! O motivo do espanto? Em 1956 o 2CV só era vendido em uma cor: cinza. Como é natural os amantes dos 2CV ficaram curiosos.

Mas então o que é que inspirou Hergé a colorir o 2CV em verde no álbum a cores?

Existem várias teorias, todas devidamente fundamentadas, mas a mais aceite é que:

Hergé era Belga, e os 2CV fabricados na Bélgica, na fábrica da Citroën em Forest, tinham esta cor disponível, o que poderia explicar a cor representada.

Ideia reforçada pelo facto dos indicadores (piscas) estarem nos para-lamas dianteiros na versão belga, enquanto que na versão francesa eles estão perto das portas traseiras.

Reforça esta teoria o facto de, num dos livros seguintes, , o 2CV dos irmãos Dupont é novamente uma versão belga, muito reconhecível pelos seus indicadores nos para-lamas traseiros.

As joias de Castafiori Tintin
Capa do livro: As joias de Castafiore A entrada em cena "em grande" dos irmãos Dupont em frente à escadaria do Castelo Moulinsart.

 

Numa edição posterior, em "As joias de Castafiore" o 2CV dos irmãos Dupont surge novamente como verde claro,num modelo mais recente.

De realçar que todos estes pequenos detalhes, estão cuidadosamente representados, não só em versões reais, de 2CV réplicas, mas também nos modelos à escala, disponíveis no mercado.

Estes detalhes são também alvo de cópias, representações e até de exposições, que fazem este universo de banda desenha e dos 2CV tão fantástico.

Miniatura da marca Atlas Editions - N° 33 La 2CV Citroen  2CV verde, com cenas de BD do Tintin

 

De todos estes detalhes e 

Detalhe dos piscas na versão belga. Versão à escala do 2CV do livro "O Caso do Professor Girasol" na loja online: tintinshopbcn.com

 

Última atualização: 9 de Março de 2024